sexta-feira, 27 de abril de 2012

Moda 1950,s


Ao som do rock roll, , a juventude norte-americana buscava sua própria moda. Assim, apareceu a moda colegial, que teve origem no sportswear.
As moças usavam,  saias rodadas, calças cigarrete , sapatos baixos, suéter e jeans.
O cinema lançou a moda do garoto rebelde, simbolizada por James Dean, no filme "Juventude Transviada" (1955), que usava blusão de couro e jeans. Marlon Brando também sugeria um visual displicente no filme "Um Bonde Chamado Desejo" (1951), transformando a camiseta branca em um símbolo da juventude.


foto do modelo que ficou conhecido como Tailleur Bar, referência do New Look de Christian Dior. A foto preto e branco retrata a figura de uma mulher, sobre uma calçada em uma rua de pedra e com árvores ao fundo, ela está vestida com saia preta na altura entre os joelhos e os tornozelos, casaquinho bege extremamente acinturado. Usa luvas preta e sapatos e chapéu na cor bege.


Dois estilos de beleza feminina marcaram os anos 50, o das ingênuas chiques, encarnado por Grace Kelly e Audrey Hepburn, que se caracterizavam pela naturalidade e jovialidade e o estilo sensual e fatal, como o das atrizes Rita Hayworth e Ava Gardner, como também o das pin-ups americanas, loiras e com seios fartos.
Entretanto, os dois grandes símbolos de beleza da década de 50 foram Marilyn Monroe e Brigitte Bardot, que eram uma mistura dos dois estilos, a devastadora combinação de ingenuidade e sensualidade.





As pioneiras das atuais top models surgiram através das lentes dos fotógrafos de moda, entre eles, Richard Avedon, Irving Penn e Willian Klein, que fotografavam para as maisons e para as revistas de moda, como a Elle e a Vogue.

Durante os anos 50, a alta-costura viveu o seu apogeu. Nomes importantes da criação de moda, como o espanhol Cristobal Balenciaga - considerado o grande mestre da alta-costura -, Hubert de Givenchy, Pierre Balmain, Chanel, Madame Grès, Nina Ricci e o próprio Christian Dior, transformaram essa época na mais glamourosa e sofisticada de todas.
A partir de 1950, uma forma de difusão da alta-costura parisiense tornou-se possível com a criação de um grupo chamado "Costureiros Associados", do qual faziam parte famosas maisons, como a de Jacques Fath, Jeanne Paquin, Robert Piguet e Jean Dessès. Esse grupo havia se unido a sete profissionais da moda de confecção para editar, cada um, sete modelos a cada estação, para que fossem distribuídos para algumas lojas selecionadas.

  

Ao final dos anos 50, a confecção se apresentava como a grande oportunidade de democratização da moda, que começou a fazer parte da vida cotidiana. Nesse cenário, começava a ser formar um mercado com um grande potencial, o da moda jovem, que se tornaria o grande filão dos anos 60. 

Moda 1940's


Na década de 40, havia uma  influência militar na moda, reflexo da Segunda Guerra Mundial, isso era  presente no look uniforme militar de tailleurs acinturados, blusas e casacos com ombros estruturados, saias levemente evasês, usados com caps, boinas e turbantes.

Em 1947, as saias ganham glamour do new look Dior: amplas e pregueadas, usadas com jaquetas ou corpete de vestido justo destacando a cintura fina.

A escassez de tecidos fez com que as mulheres tivessem de reformar suas roupas e utilizar materiais alternativos na época, a intenção era criar roupas mais atraentes, apesar das restrições.

O corte era reto e masculino.

A simplicidade a que a mulher estava submetida talvez tenha despertado seu interesse pelos chapéus, que eram muito criativos. Nesse período surgiram muitos modelos e adornos.

No pós-guerra, a moda seria simples e pratica, características da moda lançada por Chanel anteriormente. Foi ai que  Christian Dior, em sua primeira coleção, em 1947, surpreendeu a todos com suas saias rodadas e compridas, cintura fina, ombros e seios naturais, luvas e sapatos de saltos altos. Tornando-se  sucesso o seu  New Look.


Alguns estilistas abriram novos ateliês em Paris durante a guerra, como Jacques Fath (1912-1954) - que se tornaria muito popular nos Estados Unidos após a guerra -, Nina Ricci (1883-1970) e Marcel Rochas (1902-1955), um dos primeiros a colocar bolsos em saias. Alix Grès (1903-1993) chegou a ter seu ateliê fechado logo após a inauguração, em 1941, pelos alemães, por ter apresentado vestidos nas cores da bandeira francesa. Sua marca era a habilidade em drapear o jérsei de seda, com acabamento primoroso.
Outro estilista importante foi o inglês Charles James (1906-1978), que, no período de 1940 a 1947, em Nova York, criou seus mais belos modelos. Chegou a antecipar, em alguns, o que viria a ser o "New Look", de Christian Dior.




 


Moda 1930,s


s Anos 30 seguiram-se com simples elegância .
Devido à crise, o futuro era incerto. Bailes e festas passaram a realizar-se apenas em comunidades privadas.
 Apesar da grave situação econômica, as mulheres cuidavam cada vez mais de si e da sua aparecia., nos anos  30 redescobriram as formas do corpo da mulher através de uma elegância refinada, sem grandes ousadias.
No Brasil continuavam as revistas de moda feminina, vindas da França.E há uma  certa preocupação em adaptar as roupas ao clima.
Durante a noite as mulheres usavam longos vestidos feitos de seda, e a figura natural e esplendorosa da mulher nascia. As mulheres tornavam-se mais pudicas considerando impróprio usar saias curtas ou decotes.
Tbm itens considerados de natureza masculina foram abolidos do vestuário das mulheres ,como calças.
Reinavam agora os casacos de peles e tudo o que fizesse uma mulher parecer elegante.
Os acessórios mais usados eram luvas, pochettes, lenços de seda, chapéus elegantes entre outros.


A moda dos anos 30 descobriu o esporte, a vida ao ar livre e os banhos de sol. Os mais abastados procuravam lugares à beira-mar para passar períodos de férias. Seguindo as exigências das atividades esportivas, os saiotes de praia diminuíram, as cavas aumentaram e os decotes chegaram até a cintura, assim como alguns modelos de vestidos de noite.

A mulher dessa época devia ser magra, bronzeada e esportiva, o modelo de beleza da atriz Greta Garbo. Seu visual sofisticado, com sobrancelhas e pálpebras marcadas com lápis e pó de arroz bem claro, foi também muito imitado pelas mulheres.

Aliás, o cinema foi o grande referencial de disseminação dos novos costumes. Hollywood, através de suas estrelas, como Katharine Hepburn e Marlene Dietrich, e de estilistas, como Edith Head e Gilbert Adrian, influenciaram milhares de pessoas.

Alguns modelos novos de roupas surgiram com a popularização da prática de esportes, como o short, que surgiu a partir do uso da bicicleta. Os estilistas também criaram pareôs estampados, maiôs e suéteres. Um acessório que se tornou moda nos anos 30 foram os óculos escuros. Eles eram muito usados pelos astros do cinema e da música.
Gabrielle Chanel continuava sendo sucesso, assim como Madeleine Vionnet e Jeanne Lanvin. A surpreendente italiana Elsa Schiaparelli iniciou uma série de ousadias em suas criações, inspiradas no surrealismo. Outro destaque é Mainbocher, o primeiro estilista americano a fazer sucesso em Paris. Seus modelos, em geral, eram sérios e elegantes, inspirados no corte enviesado de Vionnet.

Assim como o corpo feminino voltou a ser valorizado, os seios também voltaram a ter forma. A mulher então recorreu ao sutiã e a um tipo de cinta ou espartilho flexível. As formas eram marcadas, porém naturais.

 

No final dos anos 30, com a aproximação da Segunda Guerra Mundial, que estourou na Europa em 1939, as roupas já apresentavam uma linha militar, assim como algumas peças já se preparavam para dias difíceis, como as saias, que já vinham com uma abertura lateral, para facilitar o uso de bicicletas.

Muitos estilistas fecharam suas maisons ou se mudaram da França para outros países. A guerra viria transformar a forma de se vestir e o comportamento de uma época.
 





Moda 1920's

"Anos Loucos"

Estilo "Melindrosa",símbolo da mulher  da época, já indicava um rumo para a sensualidade, traço que figura entre os principais da moda brasileira atual. Lábios escuros, cigarros, cabelo curto, saias curtas e uma grande depressão no final da década. ,Nesta década não havia apenas o desenvolvimento no mundo da moda ,mas também nas tecnologias, como por exemplo, telefones, carros e rádios portáteis. Foi ai tbm que Coco Channel teve as suas mais belas criações: o básico vestido preto, os colares de pérolas, entre outros. Lentamente a mulher tornou-se mais confiante e isso transparecia nas vestimentas. A silhueta era tubular, com os vestidos mais curtos, leves e elegantes, geralmente em seda, deixando braços e costas à mostra, . . O chapéu, era acessório obrigatório, ficando restrito ao uso diurno.
A mulher sensual era aquela sem curvas, seios e quadris pequenos. A atenção estava toda voltada aos tornozelos.
Em 1927, Jacques Doucet (1853-1929), figurinista francês, subiu as saias ao ponto de mostrar as ligas rendadas das mulheres - um verdadeiro escândalo aos mais conservadores.

A década de 20 foi da estilista Coco Chanel, com seus cortes retos, capas, blazers, cardigãs, colares compridos, boinas e cabelos curtos. Durante toda a década Chanel lançou uma nova moda após a outra, sempre com muito sucesso.

Outro nome importante foi Jean Patou, estilista francês que se destacou na linha "sportswear", criando coleções inteiras para a estrela do tênis Suzanne Lenglen, que as usava dentro e fora das quadras. Suas roupas de banho também revolucionaram a moda praia.
Patou também criava roupas para atrizes famosas.
 
No Brasil, em 1922, a Semana de Arte Moderna, realizada por intelectuais, como Mário de Andrade e Tarsila do Amaral, levou ao Teatro Municipal de São Paulo artistas plásticos, arquitetos, escritores, compositores e intérpretes para mostrar seus trabalhos, os quais foram recebidos, ao mesmo tempo, debaixo de palmas e vaias. A Semana de Arte Moderna foi o grande acontecimento cultural do período, que lançou as bases para a busca de uma forma de expressão tipicamente brasileira, que começou a surgir nos anos 30.




Moda 1910's



Tempo de luxo,  sofisticação, onde todos demonstrava uma imensa alegria de viver.
Porem a  Primeira Guerra Mundial,  obrigou a uma mudança de hábitos radicais,  devido as péssimas  condições, deu-se um impulso para o movimento da emancipação feminina, que se mostrou essencial durante o período da grande guerra e que depois as mulheres não deixaram  morrer.
Neste período, Belle Époque , surgi o estilista Francês Paul Poiret ( 1879-1944) que revolucionou  a moda, estabelecendo um corte ,com  a subida das bainhas das saias e vestidos na altura  das canelas, tbm por motivos funcionais, pois tornava-se mais fácil a movimentação destas mulheres para deste modo realizarem as ações que lhes estavam destinadas.
Os tons predominantes nas roupas eram  escuros, com  preferência pelo preto
Foi também nesta época que um grande nome da moda Gabrielle Coco Channel, começou a evidenciar através  das suas inovações no campo do vestuário, apresentando ao mundo os tailleurs de jérsei, centrando-se  unicamente em aperfeiçoar e dar à roupa um estilo próprio.
Podemos concluir que nessa época , os interesses gerais da moda foram alterados, começando a surgir um estilo mais andrógeno,   uma mistura de características femininas e  masculinas em uma única peça, o que reflete as mudanças no papel da mulher na sociedade, nos seus hábitos e na sua conseqüente emancipação.
                 Em 1916, a "simplicidade" havia entrado no vocabulário de moda.
          Após a Revolução Industrial fez surgir a necessidade de roupas mais práticas.
                                         Moda 1910,s.