sexta-feira, 27 de abril de 2012

Moda 1930,s


s Anos 30 seguiram-se com simples elegância .
Devido à crise, o futuro era incerto. Bailes e festas passaram a realizar-se apenas em comunidades privadas.
 Apesar da grave situação econômica, as mulheres cuidavam cada vez mais de si e da sua aparecia., nos anos  30 redescobriram as formas do corpo da mulher através de uma elegância refinada, sem grandes ousadias.
No Brasil continuavam as revistas de moda feminina, vindas da França.E há uma  certa preocupação em adaptar as roupas ao clima.
Durante a noite as mulheres usavam longos vestidos feitos de seda, e a figura natural e esplendorosa da mulher nascia. As mulheres tornavam-se mais pudicas considerando impróprio usar saias curtas ou decotes.
Tbm itens considerados de natureza masculina foram abolidos do vestuário das mulheres ,como calças.
Reinavam agora os casacos de peles e tudo o que fizesse uma mulher parecer elegante.
Os acessórios mais usados eram luvas, pochettes, lenços de seda, chapéus elegantes entre outros.


A moda dos anos 30 descobriu o esporte, a vida ao ar livre e os banhos de sol. Os mais abastados procuravam lugares à beira-mar para passar períodos de férias. Seguindo as exigências das atividades esportivas, os saiotes de praia diminuíram, as cavas aumentaram e os decotes chegaram até a cintura, assim como alguns modelos de vestidos de noite.

A mulher dessa época devia ser magra, bronzeada e esportiva, o modelo de beleza da atriz Greta Garbo. Seu visual sofisticado, com sobrancelhas e pálpebras marcadas com lápis e pó de arroz bem claro, foi também muito imitado pelas mulheres.

Aliás, o cinema foi o grande referencial de disseminação dos novos costumes. Hollywood, através de suas estrelas, como Katharine Hepburn e Marlene Dietrich, e de estilistas, como Edith Head e Gilbert Adrian, influenciaram milhares de pessoas.

Alguns modelos novos de roupas surgiram com a popularização da prática de esportes, como o short, que surgiu a partir do uso da bicicleta. Os estilistas também criaram pareôs estampados, maiôs e suéteres. Um acessório que se tornou moda nos anos 30 foram os óculos escuros. Eles eram muito usados pelos astros do cinema e da música.
Gabrielle Chanel continuava sendo sucesso, assim como Madeleine Vionnet e Jeanne Lanvin. A surpreendente italiana Elsa Schiaparelli iniciou uma série de ousadias em suas criações, inspiradas no surrealismo. Outro destaque é Mainbocher, o primeiro estilista americano a fazer sucesso em Paris. Seus modelos, em geral, eram sérios e elegantes, inspirados no corte enviesado de Vionnet.

Assim como o corpo feminino voltou a ser valorizado, os seios também voltaram a ter forma. A mulher então recorreu ao sutiã e a um tipo de cinta ou espartilho flexível. As formas eram marcadas, porém naturais.

 

No final dos anos 30, com a aproximação da Segunda Guerra Mundial, que estourou na Europa em 1939, as roupas já apresentavam uma linha militar, assim como algumas peças já se preparavam para dias difíceis, como as saias, que já vinham com uma abertura lateral, para facilitar o uso de bicicletas.

Muitos estilistas fecharam suas maisons ou se mudaram da França para outros países. A guerra viria transformar a forma de se vestir e o comportamento de uma época.
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário